Faça sua Inscrição e participe do Curso

Faça sua Inscrição e participe do Curso "COMO DOMINA A CLASSE DOMINANTE"!

Com certificação e gratuito, as inscrições podem ser realizadas na sede do Sindema ou pelo telefone(11) 4053-2930.

Terá direito a certificação o participante que obtiver 75% de presença no Curso.

CURRÍCULO

COMO DOMINA A CLASSE DOMINANTE

Aula 1 – 26 de Maio – sábado – das  08 às 12 horas
Professor Breno Altman *O Golpe de 2016 e seus ensinamentos para a esquerda. Um breve panorama da história do Brasil (ou de como domina a classe dominante).
Apresentação do programa do curso

Aula 2 – 09 de junho – sábado – das 08 às 12 horas
Professora Tatiana Beringer ( UFABC)
O Papel do Estado e de outros aparatos na dominação. O papel dos diferentes ramos da burocracia de estado (empresas, administrações eleitas, burocracia permanente, agências etc.) e suas alterações, ao longo da história, especialmente no período neoliberal.
O papel do legislativo, desde o “voto de cabresto” até o “financiamento empresarial”, incluindo a presente hegemonia da bancada ruralista burguesa.

Aula 3 – 23 de junho – sábado – das 08 às 12 horas
Professora Conceição Oliveira, Maria Frô - Ideologia, Cultura, Educação e Comunicação.
Como se produziram e como se difundiram as visões de mundo da classe dominante, ao longo da história republicana.
Jornais e imprensa antes de 64. A relação entre a ditadura e os meios de comunicação. Os meios de comunicação na defesa do neoliberalismo. Os meios de comunicação na oposição aos governos Lula e Dilma. Os meios de comunicação e o golpe de 2016.
A esquerda e os meios de comunicação ao longo da história republicana do Brasil.

Aula 4 – 7 de julho – sábado – das 08 às 12 horas
Professor Valter Pomar (UFABC)
*A “Questão Militar”. Militares na República Velha. Tenentismo, Revolução de 30 e Estado Novo. Segunda Guerra, papel dos Estados Unidos, a tradição golpista até 1964. A ditadura militar. Militares na redemocratização neoliberal. Militares nos governos Lula e Dilma. Os militares e o golpe de 2016. A esquerda e os militares ao longo da história republicana do Brasil.

Aula 5 – 28 de Julho – sábado – das 08 às 12 horas
Professor Jonatas Moreth
*O Sistema de Justiça - O sistema de justiça antes de 64 e durante a ditadura militar. O debate sobre o sistema de justiça no Congresso Constituinte de 1987-1988.
Poder judiciário e neoliberalismo. Sistema de justiça durante os governos Lula e Dilma.
O sistema de justiça e o golpe de 2016. O PT e o sistema de justiça. Sistema de justiça e exceção na contemporaneidade.

Aula 6 – 11 de agosto – sábado – das 08 às 12 horas
Professor Valter Pomar (UFABC)
*Classes e luta de classes no Brasil. Classes dominantes e dominadas. Frações de classe da burguesia e a luta das classes trabalhadoras. O imperialismo e a dependência. O papel do Estado.

Aula 7 – 25 de agosto – sábado – das 08 às 12 horas
Professora Maria Caramez (UFABC)
*Em tempos de neoliberalismo: as mudanças ocorridas no capitalismo, no Estado e na composição da burguesia e das classes trabalhadoras. A atualidade das classes e da luta de classes. O ano de 2018.

Local: Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema
Avenida Antônio Piranga, 1156 – Vila Dirce – Diadema