Para que serve o Sindicato?

Pra que serve o sindicato? Esta é pergunta frequente entre os trabalhadores e trabalhadoras das mais diversas categorias. As respostas podem ser diversas, mais ou menos politizadas, mas podem ser sintetizadas numa única frase: o sindicato serve para lutar por direitos, pelos seus direitos.

Em tempos de desmonte da CLT, de retirada de direitos conquistados ao longo de anos de luta, de legalização das relações precárias de trabalho, de fragilização do Estado Democrático de Direito, os Sindicatos tornaram-se ainda mais necessários. A contrarreforma trabalhista foi também uma contrarreforma sindical e teve como principal objetivo diminuir a força dos sindicatos, para impedir a resistência dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil às mudanças impostas.

Quanto maior a crise, mais necessária à união e a organização da classe trabalhadora, que passam pelos Sindicatos. Isso vale para qualquer categoria, incluindo os/as servidores/as públicos/as!

Por isso, mais do que criticar o seu Sindicato - e eles são passíveis de críticas - é preciso fortalecê-lo. Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se. A construção e o fortalecimento dos Sindicatos é coletiva e, agora mais do que nunca, precisa da participação de todos e todas.

Valorize o seu sindicato, porque é ele quem defende seus direitos!!! Fique sócio!! Participe das lutas!!!

É fácil e rápido ficar sócio/a do sindicato: preencha o formulário no site http://www.sindema.org.br/page/sindicalize ou compareça a sede do Sindema ou entre contato conosco que iremos até seu local de trabalho!

Juntos/as somos mais fortes!