Direção do Sindema encerra Planejamento 2021

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema encerrou na última sexta-feira (12) o ‘Seminário Anual de Planejamento da Direção Plena’, que teve início na última semana de janeiro com objetivo de organizar as ações do Sindema no ano de 2021: avaliar as ações que estão sendo executadas, sistematizar as tarefas até o próximo congresso – previsto para 2022 – e discutir a organização da campanha salarial de 2021.

O presidente do Sindema, Ritchie Soares, avalia que este “é um momento fundamental porque permite que a direção do sindicato possa refletir sobre a prática sindical”. “Nós discutimos como foi o ano passado e a partir dessas discussões, planejamos nossas ações e as nossas lutas. Este ano tem uma característica peculiar e bastante importante porque nós traçamos o nosso plano de ação para o próximo período a partir das resoluções do congresso da categoria [realizado em outubro de 2019]”, afirmou.

Ritchie também destaca que o planejamento serve para “analisar os locais de trabalho da Prefeitura, atender em suas necessidades e demandas as servidoras e servidores de todas as categorias, e preparar toda diretoria do Sindicato para os desafios impostos todos os anos: campanha salarial e as lutas do funcionalismo e de toda classe trabalhadora”.

“Nosso trabalho está focado em atender essas demandas, que foram construídas com toda categoria. Iniciamos o ano de 2021 bem preparados e cheios de garra, sabendo da situação difícil diante da pandemia do novo coronavírus e dos ataques ao serviço público em todo país”, concluiu.

Participaram do seminário Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores; Valter Pomar, professor da Universidade Federal do ABC; Lício Lobo, funcionário de carreira da Prefeitura de Diadema; e Victor Pagani, diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Os 3 primeiros fizeram análises de conjuntura do ponto de vista sindical; nacional e internacional; e municipal, respectivamente. Victor, do DIEESE, apresentou dados econômicos do município de Diadema e – junto com a equipe do Departamento – ajudou a organizar o calendário com as ações do Sindema e planejar a campanha salarial de 2021.

O diretor do DIEESE afirmou que é evidente os desafios postos para o funcionalismo público de Diadema e toda classe trabalhadora de forma geral, após apresentar dados econômicos e discutir sobre condições, organização e relações de trabalho. Destaque para a realização de todo planejamento, que desta vez aconteceu de forma virtual para garantir a segurança e o distanciamento social no combate ao novo coronavírus e a Covid-19.

Diante desse cenário desafiador em período de crise e pandemia, surgiram muitas questões relacionadas ao combate à Covid-19. Victor declarou que foi “uma experiencia inovadora e inédita, mas que possibilitou uma intensa participação de toda diretoria”. Em sua opinião, “essa troca de experiências dos palestrantes até os dirigentes de primeiro mandato permitiu conciliar a conjuntura política e econômica mais ampla com questões mais localizadas dos vários equipamentos da Prefeitura”.

“Isso colocou algo novo para todos nós, que nunca tínhamos feito um planejamento online. Foi um planejamento extremamente participativo com os servidores mais experientes e os mais novos, de primeiro mandato, participando bastante. Os mais novos trouxeram muitas contribuições, e essa direção renovada tem um novo olhar para o sindicato, para os problemas do funcionalismo e da população de Diadema”, disse.