3ª edição do curso Articula Tecnologias está chegando. Pré-inscrição vai até 2 de janeiro

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, através de sua Secretaria de Comunicação e Formação, informa que estão abertas as inscrições para o curso ‘Articula Tecnologias’ – idealizado pelo programa Articulações (Universidade Federal de São Paulo – Campus Diadema) em parceria com o sindicato.

De acordo com informações divulgadas pela coordenação do curso, esta pré-inscrição visa cadastrar pessoas interessadas no curso Articula Tecnologias, uma parceria do curso de gradução em Engenharia Química da Unifesp e do programa Articulações, com objetivo de ensinar conceitos básicos de ferramentas de informática e computacão.

Ainda segundo informações da coordenação, “o curso é síncrono, ou seja, ao vivo, com interação entre estudantes e alunos por videoconferência, e totalmente gratuito”. Para participar, “é necessário ter uma conta de email e acesso à internet”.

A equipe pedagógica deste curso é composta por estudantes extensionistas do curso de Engenharia Química e tem por objetivo “apresentar noções básicas, ferramentas e recursos básicos de computadores e celulares por meio de redes sociais; oferecer oficinas virtuais sobre informática básica; e promover a alfabetização digital de forma rápida, eficiente e gratuita”.

O público-alvo não tem nenhuma restrição. A primeira fase do curso será ministrada através das redes sociais através dos grupos no Facebook e WhatsApp. Serão abordados temas como noções básicas de informática, entre outros.

O curso será dividido em duas fases:

Fase 1 | Fase assíncrona composta por vídeos tutoriais abordando conceitos básicos como: noções básicas de informática (computador, celular e internet), Google sala de aula, Google drive, entre outros. Os vídeos serão disponibilizados nas redes sociais do Programa Articul@ções.

Durante a Fase I, os cursistas contarão com o auxílio des alunos extensionistas da UC Algoritmos e Programação Computacional, do curso de Engenharia Química, por meio de atendimentos individualizados.

A Fase I será realizada nos períodos de: (i) 17/11/2021 à 22/12/2021 e (ii) 03/01/2022 à 07/01/2022. Os interessados deverão fazer a pré-inscrição através do formulário: https://bit.ly/pre-inscricao-tecnologias, de 03/11/2021 à 02/01/2022.

No dia 18/12/2021, das 14h às 16h, haverá uma roda de conversa entre os cursistas, alunos extensionistas e os docentes envolvidos para integrar todos os envolvidos e também para que os cursistas possam dar um feedback acerca da Fase I. Os interessados em continuar o curso na fase 2 deverão fazer a inscrição no SIEX (Sistema de Informações de extensão) da UNIFESP no link https://www.unifesp.br/reitoria/proec/cursos-e-eventos (nome do curso Articula Tecnologias) de 09/11/21 à 07/01/22.

Fase II | As oficinas serão ministradas de forma virtual, síncrona, por meio da plataforma Google Meet. As oficinas terão duração de 120 minutos com um intervalo na metade deste tempo. O formato será oficina:

- os cursistas irão estar na frente do computador e reproduzindo o que os formadores explicarem; - os cursistas devem separar os equipamentos e testar conexão, computador, microfone (o que for utilizar). Caso necessite de ajuda, avisar que o nosso suporte técnico poderá ajudar em privado. Não é possível fazer o curso pelo celular e aconselhamos que fiquem com a câmara ligada durante a formação e liguem o microfone nos momentos de fala.

- Oficinas: 08/01 Google Docs 14h às 16h; 15/01 Google Slides 14h às 16h; 22/01 Google Sheets I 14h às 16h; 29/01 Google Sheets II 14h às 16h; e 05/02 Google Forms 14h até 16h.