Terca-Feira, 23 de Abril de 2024
Jornadas de Trabalho da Educação: Diretoria do Sindicato e Comissão apresentam propostas

No dia 28 de maio, em reunião da Mesa Setorial da Educação, realizada na sede do Sindicato foi apresentada a proposta de reorganização das jornadas aprovada na Plenária da Educação realizada em 23/05

Participaram da reunião os diretores do Sindicato Jandyra, Luis Paiva, Flor e Neno e representantes eleitos pelos segmentos: Fonlana (Suplência II – EM Olga Benário), Manoracy (Suplência I – EM Portinari), Gilvan (Fundamental – EM Anete Melchioreto); Nara ( Infantil – EM Inamar); Sonia ( PDI – EM Perseu Abramo); Eloína (Infantil Integral – EM Irmã Dulce). Da parte do Governo, estiveram presentes a Secretária da Educação, Lucia Couto, o secretário de gestão de pessoas João Garavello, o Diretor de Recursos Humanos Roberto Rustiucci e a Assistente da Secretaria da Educação, Maria Helena Magela.

Foram destacadas as questões da nomenclatura, da forma de opção e composição da jornada de trabalho. Os representantes do Governo alegaram que ainda não tem parecer jurídico sobre a possibilidade de todos os atuais professores de educação infantil que estão trabalhando no fundamental optarem pela nova nomenclatura proposta (professor de ensino infantil e fundamental I). Também ainda não tem definição jurídica sobre a opção anual de jornada, sem comprometimento dos direitos previdenciários.

A proposta de adoção, em 2010, da composição das jornadas de acordo com a proporcionalidade determinada pela Lei do Piso (1/3 de atividades extraclasse) causou surpresa, embora esta seja uma questão discutida nacionalmente e presente em todos os jornais do Sindicato.

Estamos aguardando contato da Secretaria da Educação marcando nova rodada de negociação.