Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Reposição das aulas na Secretaria da Educação

Sindicato vai recorrer da decisão da reposição de aulas.

Os dias em que as/os professoras/es ficaram em casa aguardando o retorno das aulas, acatando orientação da Prefeitura, são dias trabalhados. Portanto, as/os professoras/es não devem horas para a Administração.Esse é o entendimento do Sindicato em relação à reposição de aulas que vai ocorrer no ensino fundamental para cumprir a exigência legal de 800 horas/ano ou 200 dias letivos. Na educação infantil uma vez que não existe essa obrigatoriedade, também não deveria haver reposição.

Vejam que nos casos de afastamentos médicos, licenças-prêmio, gala, faltas abonadas e outras, cabe à Prefeitura organizar substituições para garantir 800 horas/ano e não à/ao professora/ or repor as aulas.

A nossa posição foi defendida no encontro com o secretária da Educação no dia 27 de agosto, mas a decisão da Secretaria da Educação foi de realizar a reposição, obrigando os professores a trabalharem nas emendas de feriados e em outros períodos organizados pela unidade escolar.

O Sindicato vai recorrer desta decisão e cobrar o pagamento destes dias, mas o desfecho jurídico da questão pode demorar algum tempo.