Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Jornadas na Educação: Negociação garante avanços!

Depois de três reuniões entre a direção do Sindicato e os secretários Airton Germano (Assuntos Jurídicos), João Garavelo (Gestão de Pessoas) e Lúcia Couto (Educação), a Prefeitura concordou em modificar a composição da jornada de 31 horas, conforme o deliberado em assembleia dos/as professores/as.

Pelo acordo, as horas livres aumentam de 3 para 4, enquanto as reuniões semanais passam a ser de 2 horas. Ainda neste mês será enviado à Câmara projeto legalizando as horas suplementares irregulares e a nova composição da jornada, com o fim dos sábados trabalhados e o aumento do número de horas livres para todos os segmentos.

O Sindicato também conseguiu assegurar a jornada de 25 horas semanais para os professores titulares do ensino fundamental I nas escolas Anita Malfati e Olga Benário até o final de 2010.

As batalhas travadas neste ano mostram a necessidade de avançarmos na organização dos/as trabalhadores/as da Educação criando representação sindical em todos os locais de trabalho, além de uma comunicação mais intensa com a direção do Sindicato.

Os/as trabalhadores/as devem se preparar para garantir uma educação pública de qualidade, democrática e com valorização profissional nos debates da revisão do Estatuto do Magistério que vão acontecer no próximo ano.