Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Jornadas da Educação Negociação garante avanços e Projeto de Lei já está na Câmara

Depois de três reuniões da direção do Sindicato com os secretários Airton Germano (Assuntos Jurídicos), João Garavelo (Gestão de Pessoas) e Lúcia Couto (Educação) houve concordância por parte do Governo em modificar a composição da jornada de 31 horas, conforme deliberado em Assembléia dos Professores. Deste modo, o número de horas livres aumentou de 3 para 4 horas semanais e as reuniões semanais serão de 2 horas.

A legalização das horas suplementares irregulares e as novas composições de jornada, com o fim dos sábados trabalhados e o aumento do número de horas livres para todos os segmentos devem ser encaminhadas à Câmara Municipal neste mês.

Conseguimos também assegurar que os professores titulares do ensino fundamental I possam permanecer com a jornada de 25 horas semanais, nas escolas Anita Malfatti e Olga Benário, durante o ano de 2010.

O projeto de lei deve ser votado na próxima semana.

As batalhas travadas neste ano mostram a necessidade de avançarmos na organização dos trabalhadores/as da Educação com representação sindical em todos os locais de trabalho e uma comunicação mais intensa com a direção do Sindicato.

Devemos nos preparar para que o debate da revisão do Estatuto do Magistério que deverá acontecer em 2010 assegure as condições para a educação pública de qualidade, democrática e com valorização profissional.