Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Vale-Alimentação: Luta pelo valor de R$ 225,00

Quando foi criado em 2003 pela lei 178, de 07/07, o vale alimentação valia R$ 60,00 e era pago apenas aos/às trabalhadores/as que ganhavam até R$ 1.200,00.

Com nossa luta, no ano seguinte conseguimos estender o benefício para todos/as, reajustando o valor para R$ 100,00.

No ano passado, o vale alimentação passou de 150,00 para 170,00. Nesta campanha salarial, nossa reivindicação é que ela seja reajustado para no mínimo, R$ 225,00, que é o valor da cesta básica calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), entidade mantida pelos sindicatos.

A pesquisa do Dieese leva em consideração os gastos médios mensais referentes aos produtos da Cesta Básica Nacional, que são definidos por decreto federal. São eles a carne, leite, feijão, arroz, farinha, batata, tomate, pão francês, café em pó, banana, açúcar, óleo e manteiga.

As quantidades dos produtos são diferentes, levando em conta a cultura da região. A pesquisa de preços é feita em supermercados, feiras, açougues e padarias. A pesquisa mensal é feita sempre no mesmo dia da semana, para não cotar as variações de preços dos dias em que os supermercados fazem ofertas.

Nossa reivindicação de vale alimentação de R$ 225,00 é o mínimo para a aquisição de uma cesta básica decente.