Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Luta dos/as aposentados/as é fortalecida com criação de depto no Sindema

Conforme compromisso assumido pela Chapa 1 na eleição do Sindema, o sindicato terá um Departamento de Aposentados. A criação foi aprovada durante a Assembleia Estatutária que ocorreu em 5 de junho. Os representantes, três efetivos e seus suplentes serão eleitos em assembleia específica de aposentados que acontecerá no mês de agosto. A medida visa fortalecer a organização dos/as trabalhadores/as que já saíram da ativa.

Contribuição diminuiu
Outra medida para incentivar a participação dos/as trabalhadores/as que não estão mais na ativa é que a partir de agosto a taxa de contribuição sindical mensal será reduzida. Agora, os/as aposentados/as irão pagar 0,5% dos salário-base.

Os/as trabalhadores/as aposentados/as são prejudicados principalmente porque perdem direito aos benefícios do subsídio do convênio médico, vale alimentação e vale refeição. Nossa luta é por uma aposentadoria digna e com todos os benefícios.

Para a direção do Sindema, o próximo passo será traçar o plano e definir a forma de atuação do departamento de aposentados/as. “A luta dos aposentados e a de quem está na ativa é a mesma. Por isso, é necessária a união de todos para realizar a nova tarefa”, afirmou Manô, da comissão de aposentados.

Para continuar sindicalizado/a após a aposentadoria, é necessário dirigir-se ao sindicato e refazer a ficha de sindicalização para encaminhamento ao IPRED.