Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Solenidade de Posse: “Sindema só nos orgulha”

Trabalhadores e trabalhadoras municipais de Diadema, representantes de diversos sindicatos e movimentos sociais, políticos e outros amigos e amigas do Sindema participaram na noite de quarta-feira, 23 de julho, da solenidade de posse da diretoria que estará a frente do Sindicato pelo triênio 2014-2017.

Durante o ato político, no início da cerimônia, diversos sindicalistas e o políticos falaram sobre a importância do Sindema para todos os/as funcionários/as públicos/as da cidade. “Só estamos juntos porque é um sindicato sério. O Sindema só nos dá orgulho”, afirmou Adi dos Santos, Presidente da CUT de SP. Claudionor Neves da Silva, da CUT ABC, também diz ter orgulho em fazer parte da história do Sindema. O dirigente cutista relembrou de seu apoio e participação em momentos cruciais na luta dos/as servidores/as de Diadema, como durante as greves. “É um sindicato que tem uma atuação independente de bandeiras partidárias, comprometido com a categoria inteira que representa”. Já para Giovani Chagas, presidente do SindServ SBC, o Sindema e os demais sindicatos dos servidores municipais do ABC precisam “construir ações conjuntas para a fortalecer a luta da categoria na região”.

Desafios
A ex-presidenta do Sindema, Jandyra Uehara, destacou os desafios da classe trabalhadora. Para o funcionalismo público, a luta é pela regulamentação da Convenção 151 da OIT, que trata do direito de negociação coletiva no setor público. Para os/as trabalhadores/as, os movimentos sociais e a sociedade em geral, a dirigente afirmou que é o momento de divulgar o Plebiscito Popular, que irá acontecer na primeira semana do setembro, com o objetivo de reunir milhares de assinaturas para que seja convocada uma Assembleia Constituinte Exclusiva para 'mudar as regras do jogo' do sistema político brasileiro.

No que diz respeito exclusivamente aos/às funcionários/as públicos/as de Diadema, um dos grandes desafios é melhorar as condições de trabalho, afirma o presidente do Sindema, José Aparecido da Silva, Neno. “Ainda que a pauta econômica da Campanha Salarial já tenha sido atendida, continuamos negociando com o governo as demais reivindicações da categoria. Temos que avançar em nossas conquistas, consolidando um sistema de representação dos/as trabalhadores/as por local de trabalho, garantindo aos/às aposentados/as benefícios que só os servidores da ativa tem, além de nos mobilizarmos e lutarmos para conquistarmos o Plano de Carreira almejados pelos/as trabalhadores/as . Juntos somos mais fortes”.

Agradecimentos
Em nome da diretoria eleita, o Sindema agradece a presença de todos e todas que compareceram à solenidade de posse e espera continuar contando com o apoio e participação de toda a categoria na luta pela garantia e ampliação dos direitos dos/as trabalhadores/as municipais de Diadema.

Veja as fotos da Solenidade de Posse.

Conheça as diretoras e diretores do Sindema.