Terca-Feira, 16 de Abril de 2024
Assembleia aprova mais três benefícios

Luta garante reajuste no subsídio do convênio médico, extensão do vale-refeição e acordo do banco de horas.

A assembleia de quinta-feira, 7 de agosto, aprovou, por unanimidade, a proposta apresentada pela prefeitura a respeito do reajuste no subsídio do convênio médico, extensão do vale-refeição para a referência 5 e acordo sobre o banco de horas. A proposta apresentada foi enviada pela PMD ao Sindema após três meses de negociações.

Graças à mobilização dos/as trabalhadores/as, já conquistamos grande parte das reivindicações da Campanha Salarial 2014. Veja as propostas aprovadas na assembleia:

Reajuste no subsídio do convênio médico
A partir de setembro, a prefeitura passa a pagar 74,00 de subsídio ao convênio médico, ou seja, um reajuste de 15,6%. Esse aumento significa o início do processo de recomposição do valor de quando foi criado, ou seja, o subsídio era de 50% do valor do plano familiar básico. E esse é o primeiro reajuste que conquistamos desde 2008!

Extensão do vale-refeição para a referência 5
Já o vale-refeição será estendido para os/as profissionais da referência 5. Dessa forma, cerca de 260 servidores/as passarão a receber o benefício que, no fim do mês, representará R$140,88 a mais. Os/as trabalhadores/as que terão vale-refeição a partir de setembro ocupam os seguintes cargos: Eletricista, Eletricista de Veículos, Encanador, Guarda Civil Patrimonial, Marceneiro, Motorista II, Serralheiro, Tapeceiro e Motorista Operador. Conseguimos dar mais um passo na direção da universalização desse direito que foi conquistado para os/as trabalhadores entre as referências 1 e 4  em 2011, após 23 dias de greve.

Banco de Horas
A proposta de banco de horas aprovada na assembleia assegura o descanso de 32 horas para os/as servidores/as e o pagamento do que exceder essas horas em até quatro parcelas ainda esse ano. Mais um grande avanço, já que a atual administração, até bem pouco tempo, sequer reconhecia o passivo do banco de horas.

Também será criado um novo banco de horas, com vigência de um ano a partir de 1º de setembro, sendo que 50% das horas extraordinárias deverão ser tiradas em descanso e 50% pagas, no limite de até 50 horas.

Seguimos na luta!
Ainda não é hora de descansar! Conforme ficou decidido na assembleia de 7 de agosto, lançaremos uma campanha para continuarmos avançando no vale-refeição e nos demais pontos pendentes em setembro.

Devemos continuar unidos pois só com nossa mobilização podemos conquistar avanços nos demais pontos, tais como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, as mesas setoriais de negociação, o abono salarial e o pagamento da licença-prêmio em pecúnia.