Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Sindicatos de Diadema repudiam autoritarismo na Saúde

Prefeito e Secretario da Saúde desconsideram representantes dos/as servidores/as para o Conselho Municipal de Saúde

Os conselheiros representantes das Entidades Sindicais de Trabalhadores com sede em Diadema entregaram nessa terça-feira, 21 de outubro, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde uma moção na qual repudiam o autoritarismo do Prefeito Lauro Michels, que desconsiderou a eleição dos servidores e servidoras em assembléia, pelos seus pares, para representação dos trabalhadores da saúde nesse conselho.

Na moção, os sindicalistas declaram como “inaceitável que a indicação dos representantes dos/as servidores/as pela própria categoria em assembléia, como vem sendo praticada nos últimos dez anos, seja interrompida com uma medida antidemocrática e autoritária por parte da gestão municipal, ferindo um princípio fundamental do Conselho, que é o da autonomia dos representantes em relação ao governo municipal”.

O documento, assinado pelos representantes de entidades congregadoras de Sindicatos de Trabalhadores, segue abaixo, na íntegra.

MOÇÃO DE REPÚDIO

Nós, conselheiros representantes das Entidades Sindicais de Trabalhadores com sede no município de Diadema, consideramos gravíssima a atitude do prefeito Lauro Michels em desconsiderar a eleição dos servidores e servidoras em assembléia, pelos seus pares, para representação dos trabalhadores da saúde no Conselho Municipal.

O Sindema, representante legítimo desses/as trabalhadores/as, protocolou em 22 de setembro de 2014 junto à Secretaria de Saúde, um ofício que indicava os servidores e servidoras da saúde que foram eleitos democraticamente na Assembleia realizada em 10 de setembro para exercerem a função de Conselheiros da Saúde, de acordo com o que estabelece a Lei Municipal nº 3250/2012, a Lei Federal nº 8142/1990 e as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde nº 333/2003 e nº 453/2012.

Nesse sentido repudiamos e declaramos como inaceitável que a indicação dos representantes dos/as servidores/as pela própria categoria em assembléia, como vem sendo praticada nos últimos dez anos, seja interrompida com uma medida antidemocrática e autoritária por parte da gestão municipal, ferindo um princípio fundamental do Conselho, que é o da autonomia dos representantes em relação ao governo municipal.

Exigimos o respeito com quem trabalha na Saúde e o imediato restabelecimento do direito de representação autônoma dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde no Conselho Municipal de Saúde de Diadema.

Diadema, 21 de outubro de 2014

Claudionor Vieira do Nascimento