Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Prefeito reage com covardia a ato pacífico dos/as trabalhadores/as

Mesmo embaixo de chuva, trabalhadores/as e população se manifestavam pacificamente em defesa da saúde pública de Diadema quando foram cercados por comissionados da prefeitura, de um lado, e o carro de som utilizado na campanha do candidato a deputado federal Márcio da Farmácia – apoiado por Lauro Michels - do outro. No entanto, o ato continuou e ganhou a adesão dos/as moradores/as e trabalhadores/as do comércio local.

A manifestação em protesto ao fechamento noturno do PS Eldorado ocorreu na tarde desta sexta-feira, 14 de novembro, em frente à essa unidade e foi organizada pelo Sindema, com o apoio dos movimentos sociais e sindicatos cutistas de Diadema.

Dessa vez, a população presenciou e foi vítima da habitual truculência e autoritarismo da atual gestão para com os/as servidores/as municipais. Em mais de dez anos de lutas, atos, paralisações e greves, nunca houve nada semelhante.

Portando cartazes que culpam o governo federal pelos problemas da saúde - mesmo que a responsabilidade da gestão do PS Eldorado seja do município - , comissionados da prefeitura se infiltraram no ato dos/as trabalhadores/as numa tentativa de tumultuar o protesto. Entre eles, estavam a coordenadora de Atenção Básica, Eunice, e os secretários de Esporte e Lazer, Antonio Marcos Ferreira da Silva, da Cultura, Gilberto de Souza Moura, e dos Transportes, José Carlos Gonçalves.

O carro de som utilizado na campanha do candidato a deputado federal Márcio da Farmácia e estava sob o comando do vereador Zé Dourado e queria invadir o local onde estavam os/as manifestantes. Diversas pessoas foram agredidas, entre eles, diretores do Sindema que tentavam apartar a confusão. A maioria que protestava junto aos/às trabalhadores/as eram mulheres de todas as idades, algumas com suas crianças.

Ato segue e ganha apoio da população

Os/as manifestantes não se intimidaram e seguiram em caminhada pelas ruas de Eldorado. Por onde passavam, distribuíam uma carta à população (clique aqui para ler a carta) que explica o desmonte da saúde de Diadema. Moradores/as e trabalhadores/as do comércio local demonstraram apoio e solidariedade ao ato.

Embora o protesto dessa sexta-feira tenha sido contra o fechamento noturno do PS Eldorado, trabalhadores/as, conselheiros/as municipais, população e movimento sindical devem continuar mobilizados nas próximas semanas em defesa da saúde pública de Diadema. O calendário de lutas foi definido durante plenária que ocorreu em 7 de novembro na sede do Sindema.

Enquanto a saúde em Diadema não melhorar, trabalhadores/as e população não vão se calar!

Para ver mais fotos, em especial da violência contra os/as manifestantes, clique aqui.