Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
População recebe carta que explica o desmonte da saúde pública em Diadema

Dando continuidade a Jornada de Lutas em Defesa da Saúde Pública, diretores e diretoras do Sindicato estão nas ruas para distribuir uma carta aberta à população sobre o desmonte da saúde pública em Diadema.

Nesta semana, de 24 a 27 de novembro, o Sindema esteve nas UBSs de Serraria, Promissão, Casa Grande, Ruyce, Nogueira, Piraporinha e Vila São José, além do Hospital Municipal.

A carta fala sobre uma das marcas do governo Lauro Michels: o fechamento dos serviços na saúde. “De 2013 para cá, a UTI pediátrica do Hospital Municipal deixou de funcionar, o horário de atendimento nas UBSs foi reduzido e as unidades de Pronto Atendimento 24 horas não estão mais abertas à noite. Com isso, os/as moradores/as precisam se deslocar até o Pronto Socorro Central e Hospital Municipal e, com frequência, aguardar várias horas para serem atendidos/as”.

A carta também aponta os fatores que contribuem para o adoecimento dos profissionais da saúde: as péssimas condições de trabalho, a falta de materiais, medicamentos e equipamentos adequados. “Além das baixas por doenças, mais de uma centena de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde saíram da rede pública de Diadema nos últimos 23 meses devido à má gestão e autoritarismo do Secretário Municipal de Saúde, José Augusto, com a anuência do prefeito. Como a política desse governo é não repor trabalhadores/as exonerados, aqueles que continuam nas unidades de saúde ficam sobrecarregados, sofrendo pressão tanto da população como de suas chefias.”

Além do fechamento dos serviços citados acima, o Pronto Atendimento noturno de Eldorado deixou de funcionar em 14 de novembro. O próximo ato da saúde será na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, exigindo a reabertura imediata da UPA Paineiras no período noturno.