Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
Em defesa da Petrobras, dos direitos e da Reforma Política

Uma grande mobilização nacional está agendada para 13 de março em São Paulo. Movimentos sindical e social, do campo e da cidade, irão se concentrar às 15h, em frente ao prédio da Petrobras, na Avenida Paulista, 901. De lá sairão em marcha pelas ruas da capital.

O fim das Medidas Provisórias (MP's) 664 e 665, que retiram direitos da classe trabalhadora, é uma das questões centrais. Entre outros assuntos, elas apresentam novas regras para pensões por morte e acesso a benefícios previdenciários como o seguro desemprego, o auxílio-doença e o abono salarial. No lugar dessas medidas, o que propomos é a taxação de grandes fortunas.

O ato também defende a Petrobras, empresa que corresponde a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Para a CUT, a estatal pertence ao povo brasileiro, foi conquistada na luta e será defendida na luta. A Central afirma que jamais aceitará sua privatização e que seus recursos devem ser aplicados no desenvolvimento do país, em especial na educação.

A terceira bandeira é pelo Plebiscito sobre a Constituinte Exclusiva e Soberana para reforma do sistema político. Tal plebiscito pretende combater a corrupção, além de permitir, por exemplo, que haja financiamento público de campanha eleitoral e, ainda, uma maior representação democrática de mulheres, negros, indígenas e minorias no Congresso.

Fonte: CUT/SP. Leia essa nota na íntegra em http://www.cutsp.org.br/destaques/3455/movimentos-vao-as-ruas-no-dia-13-em-defesa-da-petrobras-da-reforma-politica-e-dos-direitos-trabalhistas