Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Nota do Comando de Greve

Funcionários Públicos de Diadema realizam Assembleia e reafirmam continuidade da greve.

Os servidores públicos de Diadema, em greve desde o dia 15, realizaram uma grande caminhada na manhã desta quarta-feira, 22, que culminou com a realização de Assembleia, em frente ao Paço Municipal. Por unanimidade, os trabalhadores e as trabalhadoras presentes votaram pela continuidade da greve.

Depois de uma semana de paralisação, a avaliação do Comando de Greve é de que a mobilização segue forte e deve crescer ainda mais nos próximos dias. Grande número de trabalhadores aderiu à greve nesta quarta feira, apesar das pressões e assédio de algumas chefias e secretários avessos ao convívio democrático e à liberdade sindical.

A categoria segue firme no processo de mobilização e diálogo com a população, construindo democraticamente uma greve vigorosa e com forte capacidade de resistência, como já fizemos todas as vezes em que nossos direitos básicos, como o direito à reposição salarial, foram negados.

Lamentamos que, depois de sete dias, o Executivo não tenha sinalizado qualquer possibilidade de retomada das negociações ou de contato oficial com os representantes da categoria. Uma interlocução séria no sentido de construir canais qualificados de negociação é o mínimo que se espera de um governante responsável por garantir a manutenção dos serviços públicos.

O Comando de Greve avalia, também, que duas vitórias importantíssimas já foram conquistadas nestes primeiros dias:

• A primeira é o apoio inequívoco da população, de todas as regiões da cidade, ao nosso movimento. O povo diademense está sentindo na pele os problemas seríssimos gerados pela precarização dos serviços públicos, apoia a greve e espera que a prefeitura resolva o impasse criado, atendendo as justas reivindicações, de forma a que a prestação de serviços seja normalizada.
  • A outra conquista foi a criação de uma comissão de vereadores, de todos os partidos, para atuarem de forma a que se abram canais efetivos de negociação com o Executivo. Os parlamentares também têm ouvido as queixas dos munícipes e sabem que nossas reivindicações são justas, por isso, podem cumprir um papel importante neste processo.

Nos próximos dias, vamos intensificar o trabalho nos bairros, dialogando com a população, e fortaleceremos as ações de convencimento junto à categoria, ações que certamente redundarão no fortalecimento crescente da greve.

Enquanto perdurar a proposta de 3,5%, parcelados em três vezes, e o não atendimento a outros pontos imprescindíveis de nossa pauta de reivindicações, a postura da categoria certamente será a de referendar o resultado da Assembleia que realizamos hoje: manter a greve e lutar contra este verdadeiro retrocesso proposto pelo governo municipal.

Diadema, 22 de abril de 2015

Comando de Greve.