Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Nenhum direito a menos!

GCMs vão à luta e querem comissão de trabalhadores para acompanhar discussões sobre o Estatuto

Na noite do dia 13, os trabalhadores da GCM reuniram-se em Plenária na sede do SINDEMA para debater as estratégias de ação diante da sinalização, por parte da Administração, de que poderemos ter alterações no Estatuto da Guarda Municipal. O resultado da discussão é bastante objetivo: os GCMs vão se mobilizar, exigir o reconhecimento de uma comissão de trabalhadores para acompanhar as supostas alterações e a garantia de que nenhuma mudança será feita sem que haja amplo debate entre a categoria. A Diretoria do SINDEMA reafirma sua posição de não aceitar os constantes ataques do governo municipal contra direitos tão arduamente conquistados pela categoria: “Nenhum direito a menos” é a palavra de ordem do nosso Sindicato!

“Vivemos uma crise de gestão”

Em sua participação inicial, o presidente do SINDEMA, Neno Silva, fez uma dura, porém real, constatação da atual situação da cidade. Para ele, Diadema está “quebrada” financeiramente em virtude dos erros e prioridades estabelecidas pela Administração: “É verdade que estamos passando por um momento em que a folha de pagamento atingiu o limite de segurança imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É verdade, também, que há uma crise econômica mundial que está afetando o Brasil, mas, o que precisamos dizer e compreender é que esta crise financeira é agravada pela verdadeira crise de gestão que vivemos em nossa cidade”.

Rosa Souza, também da direção do SINDEMA, alerta para os riscos desta crise de gestão na relação com o funcionalismo: “Este governo quer acabar com a nossa dignidade! Faz isso quando impõe programas e convênios que prejudicam a categoria, quando aprova a implantação das OSs na Saúde, quando nos assedia moralmente. O prazo dado pela população e pelos próprios funcionários a este governo, venceu! É por isso que recuperamos a nossa autoestima, fomos à greve e estamos mobilizados para lutar contra a perda de direitos”.

Categoria tem que participar das discussões

Os GCMs presentes à Plenária reforçaram a importância de participação dos trabalhadores. Destacaram o processo de intensos debates na construção do Estatuto atual e as adequações que serão necessárias com a promulgação do Estatuto Geral das Guardas Municipais, Lei Federal 13022/14, à qual todas as cidades deverão se adaptar até agosto de 2016.

Para o GCM Vladimir Murano, membro da direção do SINDEMA, é necessário estabelecer uma ordem de prioridades nas discussões, aproveitando a pauta apresentada no Boletim do Sindicato, específico para a GCM: “Temos que reivindicar uma comissão de GCMs que possa debater, democraticamente, todos estes pontos”.

Outro GCM apontou para a desmotivação dos trabalhadores: “Não é fácil você sair de casa, deixar família, vestir uma farda e arriscar a vida por um salário de R$1.400,00. A desmotivação é muito grande, e isso tem gerado uma grande evasão em nossos quadros. No último concurso, foram chamados 24 novos Guardas e, no mesmo período, 25 saíram da corporação”.

Esta evasão tem atingido os cofres da cidade, também, pois, segundo dados da própria Administração, o custo com a formação de um novo GCM é de cerca de R$20 mil. “Sem motivação e sem perspectiva de crescimento na carreira, este profissional busca novas oportunidades e pede exoneração em um curto prazo”, explica o GCM. Numa conta rápida, significaria dizer que a cidade perdeu o equivalente a R$500 mil com a formação dos GCMs que saíram recentemente. Aí, fica a pergunta: porque não investir este recurso na progressão das carreiras, mantendo o Guarda a serviço da cidade, permitindo a criação de um vínculo com a comunidade, grande marco de uma política de segurança comunitária?

É por isso que o SINDEMA defende a criação de um processo de progressão horizontal, onde o trabalhador possa enxergar o crescimento em sua carreira e mantenha-se na GCM de Diadema.

Mobilização total: próxima Plenária acontece no dia 27

A ordem agora é mobilização total na GCM! Não vamos permitir que a Administração continue surpreendendo NEGATIVAMENTE a categoria com o envio de Projetos de Lei à Câmara sem qualquer discussão com os trabalhadores!

Por isso, todos e todas à nossa segunda Plenária, dia 27 de julho, às 18h30, na sede do SINDEMA.