Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024
Vem ai a eleição para diretores/as e vice diretoras/es

Este ano haverá eleição paradiretores/as e vice diretoras/esnas unidades escolares municipais, inclusive nas escolas  municipalizadasque terão sua primeira eleição.

Temos que estar atentos/as ao processo eleitoral, pois é hora de definirmoso que queremos para os próximos três anos em cada unidade escolar.  É necessário atenção ao debate dos projetos dos/as candidatos/as sempre analisando se estabelecem mecanismos para assegurar uma gestão verdadeiramente democrática nos ambientes escolares.

A escola não pode prescindir da democracia, da cidadania, da participação, da autonomia, do pluralismo e da transparência.

Uma gestão verdadeiramente democrática se caracteriza pela efetiva participação e co-responsabilidade do Conselho de Escola e do colegiado de professores e de funcionários.

Para o Sindema, a gestão democrática deve fazer parte da própria natureza do ato pedagógico, e deve se fundamentar numa concepção democrática da educação, contra uma concepção centralizadora e autoritária. Fique de olho! Participe!