Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Direitos das Cozinheiras em risco: O tempero da escola é a luta!!!

O prefeito não se cansa de tirar direitos, as agentes de cozinha das escolas públicas municipais foram ainda mais prejudicadas pela prefeitura que passou dos limites legais, usou de má fé contra quem ganha mal e faz de tudo para que a merenda chegue da melhor forma para os alunos da rede municipal de ensino.

Ignorando a seriedade dos salários de mulheres que muitas vezes são arrimo de família, com um dos menores salários da prefeitura, depois de ter ignorado o problema da impossibilidade de nova renovação dos contratos das cozinheiras, depois de ter ameaçado terceirizar novamente o serviço, depois de ter proposto que elas trabalhassem um mês sem vínculo empregatício, depois de ter divulgado em concurso apenas uma vaga para as mais de 200 vagas disponíveis na cozinha, depois de ter feito um edital com nova prova de seleção, incentivado as cozinheiras em exercício a fazer a prova, depois de ter enviado telegrama de convocação para a assinatura do novo contrato, as convocadas chegaram à prefeitura no dia 23/02 com a documentação exigida para reassumir legalmente seus cargos, foram avisadas que INFELIZMENTE teriam que ficar 6 meses sem trabalho. A justificativa??? Não, não foi a crise. Foi a falta de “atenção” da prefeitura aos critérios de assinatura de novo contrato sem que se passasse seis meses.

A falta de organização e planejamento já virou redundância para essa gestão, mas atingir dessa forma a vida de mais de 200 mulheres que precisam de seus salários para suprir o básico? Submetendo-as à condições não previstas na CLT, mantê-las nessa situação sob promessa de permanecerem em seus postos de trabalho, para no momento de assinarem o contrato de trabalho serem surpreendidas com a notícia de que ficarão sem emprego?!... Como acreditar que isso não foi má fé? Não podemos acreditar que a prefeitura conta com um setor jurídico que desconhece as leis trabalhistas, isso não pode ser mencionado como argumento de quem, durante vem administrando essa cidade com total irresponsabilidade e descaso, tratando o funcionalismo como lixo e sucateando o serviço público, do qual nunca precisaram.

Quem vive nesta cidade, conhece as escolas desse município, participa da vida de luta que se tem aqui, sabe do valor das cozinheiras das escolas, portanto Sr. Prefeito, não as trate como objeto que se usa quando convém e depois de enganá-las se descarta. Mais respeito às leis trabalhistas e aos seres humanos que alimentam a educação dessa cidade. Pelo valor legal e moral dos fatos apresentados, vamos às últimas conseqüências em defesa das Agentes de Cozinha, convocamos, munícipes, funcionários e principalmente a comunidade escolar à juntar-se à nós nessa luta pelo direito básico ao trabalho!!!

 


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos