Terca-Feira, 23 de Abril de 2024
Campanha Salarial 2016 em pauta! Prefeitura está devendo resposta!

A mobilização intensa do funcionalismo público de Diadema nos primeiros meses do ano obrigou a Prefeitura a atender a maior prioridade da nossa pauta, ao conceder o reajuste da inflação acumulada no período até fevereiro de 2016, incluindo aí o calote que o prefeito havia dado no acordo celebrado em 2015 após 13 dias de greve.

Assim, nossos salários foram reajustados em 4,24% no mês de abril (repondo o calote de 2015), e teremos ainda parcelas de reajuste de 2,46% neste mês de junho + 2,46% em setembro + 4,98% em dezembro.

Deste modo evitamos que se acumulassem perdas salariais, com repercussões permanentes no futuro. Porém, como a própria Prefeitura reconheceu no acordo salarial, seguem pendentes de resposta vários itens colocados na pauta. Recordamos aqui o item 2 do Acordo Coletivo de Trabalho 2016:

- Ficam estabelecidas reuniões bimestrais da Mesa Central de Negociação, que acontecerão entre os dias 15 e 20 do mês, a se iniciar em 15/04/2016

- As reuniões terão como finalidade os demais pontos da pauta de reivindicações do SINDICATO, bem como o saldo residual da negociação de 2015 e do parcelamento da inflação apurada entre março de 2015 e fevereiro de 2016

Nossa luta prossegue pelo cumprimento integral da pauta da campanha salarial de 2016, destacando os seguintes pontos:

1) Como a parcela do calote de 2015 (4,24%) foi pago apenas em abril de 2016, a prefeitura demorou 14 meses para pagar o reajuste em 4 parcelas. O parcelamento provocou uma perda salarial residual equivalente a 68% de um salário mensal de fevereiro de 2015. Nossa luta é para esta perda residual seja paga em forma de abono compensatório.

2) Como a inflação de período 2015-2016 foi parcelada em três vezes ao longo de 2016, os funcionários terão uma perda salarial residual equivalente a 61,42% de um salário mensal de fevereiro de 2016. Nossa luta é para que esta perda residual seja paga em forma de abono compensatório.

3) A luta pelo Vale Refeição decente para todos prossegue, lembrando que nossa reivindicação é que o VR seja estendido para todo funcionalismo, no valor de R$ 31,00 por dia que é o que é pago para os funcionários da Câmara Municipal de Diadema. Além disto, a luta prossegue para que os servidores que têm dois vínculos de trabalho tenham direito a receber dois vales alimentação.

4) Extinção imediata da Referência 1, com elevação do piso salarial do funcionalismo. Enquadramento na referencia 2 das/os atuais ocupantes do cargo de agente de serviços de cozinha I .