Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Arrocho Salarial e Retirada de Direitos? Aqui NÃO!

TIRADA DE DIREITOS? IASSEMBLEIA APROVA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2018

Os/ os servidores/as de Diadema cruzaram os braços no dia 19 de fevereiro, Dia da Greve Nacional Contra a Reforma da Previdência e, reunidos em assembleia, deram demonstração de disposição de luta em defesa de seus direitos em Diadema e no Brasil.

Com a aprovação da Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2018, os/a trabalhadores/as municipais deixaram claro que NÃO aceitarão arrocho salarial e retirada de direitos que o Governo Lauro Michels quer impor ao funcionalismo.

No ano passado, mesmo depois de ter declaradoem sessão da Câmara Municipal, que “a inflação estava garantida”, o prefeito não honrou sua palavra e o reajuste foi zero! O que não acontecia desde 2004.

Não bastasse isso, tentou em outubro de 2017, enviar Projeto de Lei para Câmara alterando o Estatuto dos Funcionários Públicos e retirando direitos históricos como biênio, quarta-parte, licença-prêmio, falta abonada dentre outros.

No inicio de 2018, deu um golpe e deixou de pagar aos servidores/as estatutários/as um terço de férias sobre a média de horas-extras e jornada suplementar, realizadas no decorrer do ano, e no dia 31 de janeiro de 2018, e também não efetuou o pagamento referente a esta média no salário do mês.

Os servidores e servidoras já sabem que ações do Governo Municipal fazem parte do plano mais geral do golpe contra a classe trabalhadora que está em curso em nosso país, e mais do que nunca a mobilização é fundamental!

Contra o arrocho e desrespeito, a nossa resposta é a luta!

Confira os Itens Prioritários da Pauta de Reivindicações 2018 aprovados em Assembleia:

1.      10% de reajuste salarial (4,48% Reposição da inflação - ICV Dieese de março/2016 a fevereiro/2017;  mais percentual de reposição decorrente do não pagamento da inflação de 2017 na data base, mais a Reposição da inflação  - ICV Dieese de março/2017 a fevereiro/2018 e aumento real para início da recomposição das perdas)

2.      Aumento real do piso salarial, enquadramento dos/das atuais ocupantes do cargo de Agente de Serviços de Cozinha I na referência 2e extinção imediata da referência 1.

3.      Reajuste do vale refeição para R$ 31,00 reais por dia (mesmo valor dos funcionários/as da Câmara de Diadema) e ampliação do beneficio para todos/as os/as servidores/as.

4.       Reajuste imediato do vale alimentação de R$ 304,98 para R$ 450,00 e pagamento de dois benefícios para ocupantes de dois cargos.

5.    Garantia de todos os direitos previstos em lei, no Estatuto dos Funcionários Públicos de Diadema, no Estatuto do Magistério e no Estatuto da Guarda Municipal de Diadema.

6.      Pagamento das férias proporcionais à jornada de trabalho suplementar e horas extras exercidos no período aquisitivo aos/as servidores/as estatutários.

A Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2018, protocolada na Prefeitura no dia 20 de fevereiro, esta disponível na integra no site