Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
Governo Lauro Michels não atendeu a pauta dos/as agentes de cozinha

Em junho de 2016, a Prefeitura se comprometeu em Reunião da Mesa de Negociação com a Direção do SINDEMA com o envio, em meados de agosto, de Projeto de Lei para a Câmara Municipal que garantisse a extinção definitiva da referência 1 e a mudança da referência salarial das/aos Agentes de Cozinha I para referência 2. Porém, sob a alegação de proibição, por força da lei, de promover esse ajuste em ano eleitoral, o compromisso não foi cumprido.

Em 2017,  reiteramos em nossas reivindicações que fosse cumprida a promessa, contudo alegando falta de recursos, usando como justificativa a Lei de Responsabilidade Fiscal, novamente a Prefeitura não cumpriu o prometido.

Estamos no último mês de 2018  e as/os Agentes de Serviços de Cozinha continuam aguardando o que foi prometido. O enquadramento  de salários não aconteceu, e materialmente, ela é sentida, todos os meses por essas/esses trabalhadoras/es, que na prática,  deixam de ter os salários base corrigidos em R$ 166,45 (de R$ R$ 1.106,15 - salário base da referencia 1/ valores de dezembro de 2018,  para R$ 1.272,60 - salário da referencia 2 / valores de dezembro de 2018).

O SINDEMA continua na luta pela extinção da referência 1 e enquadramento das/os atuais ocupantes do cargo de Agente de Serviços de Cozinha I na referência 2, e já cobrou da Prefeitura que honre a sua promessa, e resolva essa injustiça.

Pelo fim da Referência 1, enquadramento Já!