Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
1º Congresso do SINDEMA: Congresso "Benedito de Oliveira Lima"

O 1º Congresso do SINDEMA – Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro de 2019, na Subsede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Diadema.

Com a participação de delegados/as  eleitos/as  pela categoria e convidados /as de importantes Sindicatos de Trabalhadores do ABC e da cidade de SP, além de dirigentes da FETAM-SP, CUT ABC e CUT SP, os trabalhos do Congresso tiveram início na noite de 29 de outubro, com Debate sobre a Conjuntura Nacional e Internacional que contou com a participação de Marilane Oliveira Teixeira, Economista, Doutora e Pesquisadora do CESIT/IE-UNICAMP, e Sérgio Nobre, Presidente Nacional da CUT.

No segundo dia, os/as 180 delegados/as presentes dividiram-se em grupos de trabalho para analisar e debater as propostas apresentadas no Caderno de Textos, construídas nas quatro etapas pré-congresso.

CONGRESSO DEFINE AS PRIORIDADES DA LUTA

As principais propostas discutidas e aprovadas pelos/as servidores/as públicos/as municipais apontam para o fortalecimento do SINDEMA na organização e representação por local de trabalho (Delegados/as de Base); criação dos coletivos de Saúde e Educação como espaços privilegiados para a formação, aglutinação de experiências, construção de diretrizes e possibilidades de intervenção, em instâncias de decisão nas respectivas áreas; fortalecimento do coletivo de Aposentados/as com

com pautas específicas deste segmento, além de ações para concretizar  formação permanente para o conjunto da categoria, o financiamento das lutas e a unidade com outros sindicatos e organizações populares para enfrentar a conjuntura e os ataques. Os/as  delegados/as  também debateram o combate  às privatizações e a terceirização do serviço público via Organização Social (OS) e Convênios.

A Reforma da Previdência e seus impactos para o conjunto da classe trabalhadora e para os/as  servidores/as  públicos/as  bem como a situação do IPRED, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Diadema, frente aos sucessivos “calotes” da Prefeitura de Diadema que não tem feito o pagamento de acordos de parcelamentos de dividas e tem deixado de repassar a parte patronal ao Instituto, esteve também no centro da pauta do Congresso.

Para combater esses ataques, foram aprovadas propostas como campanha permanente em defesa do IPRED; prioridade na luta para que governo municipal cumpra com o pagamento dos acordos e da parte patronal e participação nas lutas gerais pela revogação da Reforma da Previdência.

A estratégia do Sindema frente aos ataques e retrocessos implementados contra a classe trabalhadora é a defesa intransigente dos direitos, organização da resistência permanente para a reversão destes ataques, articulando as lutas gerais com as lutas específicas dos/as  servidores/as públicos/as de Diadema.

O SINDEMA organizará e mobilizará a categoria para, em conjunto com outros sindicatos, centrais sindicais e movimento popular, lutar pelo fim das políticas ultraneoliberais aplicadas pelo Governo Bolsonaro, que tiram direitos da classe trabalhadora, em defesa da democracia e da soberania nacional.

CONGRESSO BENEDITO DE OLIVEIRA LIMA, UMA HOMENAGEM AO NOSSO COMPANHEIRO DITO

Dentre as resoluções aprovadas no 1º Congresso do Sindema, aprovamos também por unanimidade denominar este 1o Congresso como “Congresso Benedito de Oliveira Lima”, em homenagem ao nosso diretor Dito, falecido no início de 2019.

O caderno de resoluções do 1º Congresso do SINDEMA estará disponível em breve.