Terca-Feira, 07 de Maio de 2024
‘Sindicato cidadão’: Sindema faz campanha de conscientização contra Covid-19 pelas ruas de Diadema

© foto: Shedd Pegáz/ Sindema

No auge da pandemia da Covid-19 e diante do colapso do sistema de saúde (público e privado), com muitas pessoas acometidas pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) aguardando na fila por uma vaga para receber atendimento e tantas outras falecendo diariamente, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema tem realizado uma campanha de conscientização contra a Covid-19 pelas ruas de Diadema.

Shedd Pegáz, secretário Administrativo e Financeiro do Sindema, explica que o objetivo da ação é informar e orientar a população de Diadema. “Há 2 semanas durante o dia inteiro os carros-de-som do sindicato estão percorrendo cada bairro e cada rua da cidade com uma mensagem a toda população que trata sobre agravamento da pandemia e a necessidade de se cuidar para não pegar nem transmitir a doença, além de proteger as outras pessoas”.

Shedd afirma que a tarefa deveria durar uma semana, mas com o retorno positivo recebido pela população nos primeiros dias, o Sindema decidiu por estender a campanha por mais uma semana. Como diretor da entidade, ele avalia positivamente esta iniciativa por entender que o Sindema existe para defender o funcionalismo municipal, mas também para se engajar socialmente em campanhas em defesa da vida.

“Mesmo a atual administração ampliando leitos de UTI na rede municipal para atender pacientes com Covid-19, não podemos baixar a guarda e deixar de se cuidar. Procurando usar máscara corretamente sempre que sair na rua, lavar as mãos com sabão ou passar álcool em gel e manter o distanciamento físico das outras pessoas”, disse.

Antônio Carlos Gonzaga é Guarda Civil Patrimonial da PMD e faz parte da diretoria plena do Sindema. Ele considera que esta iniciativa é “de fundamental importância porque contribui para preservação da vida do povo de Diadema”.

“Tive a honra de gravar esta mensagem que está circulando com os carros-de-som. Me sinto feliz e orgulhoso em contribuir nesta campanha e de fazer parte da direção de um sindicato cidadão, um sindicato de luta como o Sindema, que se preocupa com o bem estar e com a saúde da população”, concluiu.

A Covid-19 em Diadema
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Diadema nesta quinta (18), o município registra 18468 casos confirmados, 21143 descartados, 47713 casos suspeitos – em andamento – e 16798 pessoas recuperadas desde o início da pandemia, em março de 2020.

O número de óbitos em decorrência da Covid-19 é de 736. Ainda segundo a administração municipal, a taxa de ocupação de leitos exclusivos para covid-19, sob gestão do município, é de 98%. São 19125 diademense vacinados com a primeira dose da vacina e 8152, com a segunda.