Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Homenagem às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas é tema de exposição fotográfica no Quarteirão da Saúde

Teve início na tarde desta segunda-feira (26) e vai até o próximo dia 6, no Quarteirão da Saúde, uma exposição fotográfica em homenagem ao ‘Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha’. A exposição também é uma homenagem à Tereza de Benguela, importante liderança brasileira quilombola e símbolo de resistência à opressão.

Esta iniciativa é uma parceria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de Diadema e contou com a participação de cerca de 140 mulheres que trabalham na Prefeitura e na Câmara de Diadema.

Estela Baptista, funcionária pública e vice-presidente do Sindema, explica que esta homenagem faz parte da luta antirracista a qual o sindicato está engajado e destacou a importância de se valorizar a história das mulheres negras e trabalhadoras.

“O Sindema está ao lado das mulheres negras, das mulheres trabalhadoras. E esta exposição veio para mostrar que as mulheres de Diadema são importantes. As mulheres, sobretudo as mulheres negras, são a base da pirâmide social no Brasil e merecem ter suas histórias contadas”, disse.

A coordenadora de Políticas paras as Mulheres da Prefeitura de Diadema, Cleone Santos, comentou que há na sociedade um costume de omitir a existência das mulheres, “e isso é ainda mais latente quando se trata de mulheres negras”.

Em sua opinião, “realizar uma exposição fotográfica em homenagem às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas serve de reparação histórica porque permite que o assunto seja discutido e que a história de mulheres como Tereza de Benguela não seja esquecida”.

Serviço: data 26/07/21 a 06/08/2021; Local: Quarteirão da Saúde de Diadema - Endereço: avenida Antônio Piranga, nº 700 - centro, Diadema (SP). CEP: 09911-160. Durante o horário de funcionamento: das 7h às 19h.