Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024
Atenção, pais! A volta às aulas presenciais não é obrigatória para os alunos!

As aulas presenciais estão retornando sem as condições necessárias para a proteção da vida dos alunos e suas famílias, dos professores, trabalhadores da educação e de toda a população!

1- As aulas presenciais serão apenas 1 vez por semana e não são obrigatórias.

2 - Os professores não estão imunizados, a maioria tomou só a primeira dose da vacina. Para que todos tenham tomado as duas doses as aulas só voltariam em outubro. Ou seja, daqui até esta data seu filho só terá cerca de 9 dias com aulas presenciais. Vale a pena a comunidade escolar correr este risco por apenas 9 aulas presenciais?

3 - Seria melhor que a Prefeitura garantisse um tablet aos alunos para boas aulas virtuais e acesso à internet, além de aumentar o valor do cartão da merenda.

4 -Nos últimos 8 anos, as escolas municipais foram sucateadas, sem manutenção e cuidados durante o governo anterior. Sabemos que em 8 meses não é possível recuperar o que foi destruído em 8 anos.

5- Nossas escolas têm problemas estruturais - goteiras nas salas de aula e pátios, umidade, cozinhas que precisam de reformas, parques abandonados sem manutenção, áreas externas abandonadas, janelas que não abrem para a ventilação adequada do ambiente. Não é possível garantir a ventilação adequada já que grande parte das janelas das escolas está emperrada.

6- Muitas escolas estão iniciando as reformas agora, com o retorno presencial dos alunos. O retorno presencial poderia ocorrer após a conclusão dessas reformas para evitar a contaminação pelo vírus.

7- As escolas municipais estão enfrentando muitos problemas com a falta de segurança - quase toda semana escolas sofrem com furto de fios e equipamentos. O retorno presencial de alunos e trabalhadores da Educação só deve acontecer quando a Prefeitura resolver o problema da falta de funcionários.

8- Antes de enviar seu filho para a escola, verifique se as escolas têm condições sanitárias para o retorno presencial: circulação de ar e ventilação nas salas de aula, banheiros, refeitórios e demais áreas comuns; os bebedouros são adequados; álcool 70%, tapetes para higienizar os sapatos; distância de 1,5m entre as pessoas; protocolos de limpeza e higiene a cada três horas.

Não podemos, simplesmente, aceitar que nossa saúde, nossas vidas, de nossos estudantes, de nossas famílias, sejam colocadas em risco... Aprendizagem se recupera, a vida não!