Domingo, 28 de Abril de 2024
Após grande manifestação dos servidores na Câmara, governo reabre mesa de negociações específicas com Sindema

As servidoras e os servidores públicos municipais de Diadema deram mais uma demonstração de luta e mobilização com um grande ato que lotou as dependências da Câmara de Diadema (CMD) durante a sessão ordinária que aconteceu na tarde desta quinta-feira (14).

Na oportunidade, a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema) – representada pelo presidente, Ritchie Soares, e pela secretária administrativa e financeira, Estela Baptista – apresentou na tribuna da Câmara os itens ainda pendentes para a Campanha Salarial 2024.

Diferente de outros anos, o acordo salarial e dos benefícios para o conjunto da categoria já foi firmado no ano passado, tendo como resultado o melhor acordo salarial de 2024 de toda a região, com 7% de reajuste salarial para todos.

Isso representa ganhos acima da inflação e reajustes no vale-alimentação, vale-refeição e subsídio do convênio médico. No entanto, ficaram pendentes as negociações setoriais relativas aos servidores administrativos, fiscais II, e profissionais de nível universitário.

Sobre a paralisação dos servidores administrativos, fiscais II e profissionais de nível universitário, realizada na tarde desta quinta (14), cabe ressaltar que a iniciativa foi tomada depois de esgotadas todas as tentativas de avanço nas negociações com a administração municipal, ondem foram realizadas cinco reuniões entre outubro de 2023 e março de 2024.

As trabalhadoras e trabalhadores desses setores reivindicam a reclassificação dos cargos, garantindo a evolução funcional e reenquadramento dos servidores em novas referências salariais de acordo com o tempo de serviço público prestado ao município no exercício do cargo, a exemplo da reclassificação realizada pela administração municipal para os Guardas Civis Patrimoniais (Lei Complementar nº 536/2022).

Os profissionais de nível universitário exigem, entre outras coisas, a incorporação urgente dos 10% referentes à gratificação de nível universitário ao salário-base da referência 11 para garantia da isonomia salarial.

Além disso, a diretoria do Sindema usou o espaço da tribuna para informar aos vereadores e à população sobre o andamento das negociações em torno das pautas específicas e denunciar o desrespeito ao Estatuto do Magistério praticado pela Secretaria Municipal de Educação.

Em relação às demandas da Educação, os servidores reivindicam o pagamento das novas progressões na carreira do Magistério que se acumulam desde junho do ano passado.

Outro problema que eles enfrentam diz respeito à jornada suplementar: a Secretaria da Educação não promoveu a atribuição da jornada suplementar aos professores da rede, procedimento que nos anos anteriores era realizado em março.

Com isso, mais uma vez o Estatuto do Magistério está sendo desrespeitado e os professores que assumem aulas de substituição acabam realizando “jornada extraordinária”, sem receber qualquer adicional de hora-extra. Pelo contrário, acabam recebendo valor inferior ao valor da hora-aula da sua jornada básica de trabalho.

Após a diretoria do Sindema utilizar a tribuna e com toda mobilização da categoria presente na manifestação, o presidente da Câmara, vereador Orlando Vitoriano, indicou que uma Mesa de Negociação com o governo foi marcada para tratar das pautas da Educação no próximo dia 21; e outra no dia 26, para as demandas específicas.

O Sindema parabeniza a todas e todos os servidores que marcaram presença na tarde desta quinta-feira na Câmara e reforça seu compromisso em defesa da categoria. Seguimos juntos pela valorização profissional dos servidores e por melhores condições de vida e de trabalho. Nossa luta continua! Juntos somos fortes!