Terca-Feira, 19 de Marco de 2024
O Sindema

Desde 2016, os/as servidores/as e o serviço público tornaram-se o alvo principal dos ataques do governo Temer e Bolsonaro, que deram força aos prefeitos para privatizar, terceirizar, retirar direitos e reajustes salariais.

Especialmente os últimos 4 anos, foram de uma luta incessante de resistência para preservar nossos direitos num cenário de destruição das políticas públicas e sociais que está provocando miséria, desemprego, violência, um verdadeiro caos social que servidores/as municipais vivenciam todos os dias, sem condições adequadas de trabalho.

A pandemia (COVID-19) agravou ainda mais a situação, expôs a precariedade e destruição da saúde pública, a falta de compromisso e a política genocida do governo federal, que coloca o lucro acima da vida da classe trabalhadora. Num momento crítico onde a ação do serviço público é questão de vida e morte, os governos aproveitam para retirar direitos e atacar os servidores.

Mais do que em qualquer outro período, a organização, a unidade, luta e a resistência dos/as servidores/as públicos/as são necessidade vital para o conjunto da classe trabalhadora.

E só com um sindicato forte, independente, de luta, organizado e profundamente enraizado na categoria e na cidade podemos avançar.

A diretoria que apresentamos para conduzir o SINDEMA está à altura dos imensos desafios que a realidade do país e de Diadema nos impõe.

Clique aqui E conheça nossa história

Diretoria

RITCHIE – Ritchie Soares Barbosa Martins PRESIDENTE Historiador, Pedagogo, Especialista em Gestão de Políticas Públicas e Mestre em Educação. Ritchie é Professor de Educação Básica I na rede municipal de ensino de Diadema desde 2005. Trabalhou na EMEB Anita Catarina Malfatti, EMEB Florestan Fernandes, EMEB Professor Francisco Daniel Trivinho, EMEB Evandro Caiaffa Esquivel e EMEB Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes. Foi Conselheiro do Conselho Municipal de Educação. É da Direção atual do Sindicato, sendo o diretor responsável pela Secretaria de Comunicação e Formação do SINDEMA.

ESTELA – Estela Baptista da Silva VICE-PRESIDENTA Agente de Saúde da UBS Paineiras desde 2001, Estela atua na Direção Executiva do SINDEMA desde 2013 e na última gestão está à frente da Secretaria de Política e Direitos Sociais. É integrante do Conselho Fiscal do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS) e faz parte do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres.

ADRIANA Adriana de Barros - Assistente de Enfermagem II
Assistente de Enfermagem II ingressou na Prefeitura de Diadema em 1994. Já trabalhou no Pronto Atendimento na UBS Paineiras e atua há nove anos no Quarteirão da Saúde. Participa as lutas do funcionalismo em nossa cidade e foi delegada no 1º Congresso do SINDEMA.
AMAURI Amauri Muniz de Freitas - Agente Administrativo
Funcionário da Prefeitura de Diadema desde 2007 é Agente Administrativo na UBS Piraporinha. Já foi integrante da CIPA e atuou no Conselho Popular Saúde. Foi delegado no 1º Congresso do SINDEMA.
ANA LUCIA Ana Lucia de Abreu - Agente Administrativo II
Agente Administrativo II, Ana Lucia ingressou na Prefeitura de Diadema em 2007. Trabalha na UBS Centro, já foi cipeira por dois mandatos e sempre participou ativamente de todas as lutas do funcionalismo em nossa cidade. É suplente no Conselho Deliberativo do IPRED pelo segundo mandato, é integrante da Direção Plena do SINDEMA.
ANA MARIA Ana Maria da Silva Santos - Assistente de Enfermagem II
Ingressou na Prefeitura de Diadema em 1993. Como técnica de enfermagem trabalhou no Pronto Socorro, na UBS Centro e Quarteirão da Saúde. É representante do Sindicato no Conselho Deliberativo do IPRED e representante dos trabalhadores no Conselho Municipal de Saúde. Faz parte da diretoria do Sindicato desde 2005. Na atual diretoria, está à frente da Secretaria de Saúde e Previdência do SINDEMA.
ANA PAULA Ana Paula do Rosário Luiz - Professora de Educação Básica I
Professora de Educação Básica I desde 1990, Ana leciona há 23 anos na Prefeitura de Diadema. Em 2007 e 2008 participou da CIPA da Educação e foi eleita presidente da CIPA em 2008. Atuou como representante dos/as trabalhadores/as no Conselho Municipal de Educação ate maio/2020.
CELSO Celso de Oliveira Alves - Professor de Educação Básica I
Há 20 anos na Prefeitura de Diadema, atualmente atua em duas escolas: no Fabíola Lima Goyano e no Doutor José Martins da Silva. Foi vice-diretor eleito da escola Novo Eldorado (EMEB Tatiana Belinski) e sempre lutou por melhores condições de trabalho e contra as perdas salariais.
CIDA Maria Aparecida Alves Campos - Professora de Educação Básica I
É professora de Educação Básica na EMEB Devanir José de Carvalho. Desde 1992 na prefeitura, já trabalhou na Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Foi Conselheira do FUNDEB e integra a Comissão de Desenvolvimento Funcional da Educação e o Conselho de Alimentação Escolar.
CIDA Maria Aparecida Morais Ribeiro - Assistente de Enfermagem II
É técnica de enfermagem do Hospital Municipal desde 2004. Foi membro do Conselho Municipal de Saúde. Foi cipeira e vice-presidente da CIPA do HM, responsável pela realização dos mapas de risco no HM e em equipamentos de Saúde da PMD.
DANIEL Daniel Gonçalves da Costa - Professor de Educação Básica I
Ingressou na Prefeitura de Diadema em 2012 e já lecionou nas escolas EMEB Devanir Jose de Carvalho, Jorge Amado e EMEB Eremita. Membro da CIPA, atualmente está lotado na EMEB Marieta, porém trabalha em defesa do servidor representando as CIPAs no SESMT. É Presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e membro da Diretoria Plena do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema – SINDEMA.
DARIO Dário Felix da Silva - Agente Administrativo I
Agente Administrativo I na Prefeitura de Diadema desde 2005, Dario já trabalhou na UBS Inamar e desde 2010 está na UBS Vila Nogueira. Participa das lutas da categoria desde 2007 e foi membro da CIPA.
FLOR Florípes de Aguiar Kikuti - Professora de Desenvolvimento Infantil
Ingressou na Prefeitura em 1994, como Educadora Infantil e passou a Professora de Desenvolvimento Infantil em 2007. Atuou na EM Irmã Dulce, na EM Manoel Fiel Filho. Atualmente é lotada na EMEB Devanir. Já foi representante dos professores no Conselho de Alimentação Escolar e faz parte da atual diretoria do Sindicato, atuando na Secretaria de Politica e Relações Sindicais.
GEOVÂNIA Geovânia de Lima - Professora de Educação Básica I
Ingressou em 2010 na PMD atuando na escola Fabíola onde está até hoje. De 2012 a 2014 trabalhou na Creche Devanir. Atuou no Educafro, movimento estudantil para negros, afrodescendentes e carentes. Participa ativamente das greves e lutas da categoria.
GONZAGA Antônio Carlos Gonzaga - Guarda Civil Patrimonial (GCP)
Guarda Civil Patrimonial (GCP), na Prefeitura desde 1992, trabalhou no Paço, no DLU, no Parque Ecológico, na Secretaria de Obras, na Secretaria de Esportes e atualmente atua na SASC. Faz parte da diretoria do Sindicato desde 2008.
JANDYRA Jandyra Uehara Alves - Agente de Cultura, Aposentada
Ingressou na Prefeitura em 1992 e se aposentou em 2017. Foi diretora do Sindicato na gestão 2005/2008, eleita presidenta em 2008 e reeleita em 2011. Atualmente é Secretária de Direitos Humanos da CUT e atua na defesa e ampliação dos direitos dos/as trabalhadores/as do setor público.
JOÃO EVANGELISTA João Evangelista Domingues - Professor de Educação Básica II EJA
Ex-metalúrgico do ABC, é professor do EJA – Educação de Jovens e Adultos de Diadema desde 1997. Participou de diversas lutas, tanto na educação no ensino municipal de São Paulo, como na Prefeitura de Diadema. Atualmente é suplente no Conselho Deliberativo do IPRED.
KATIA Kátia Cheli Kanasawa - Fonoaudióloga
Servidora da PMD há 25 anos, é fonoaudióloga e higienista do trabalho, com especialização em saúde do trabalhador. Atua no CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), UBS Nova Conquista, UBS Piraporinha e UBS São José. É membro da CISTT Diadema – Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Foi eleita representante dos/as servidores/as no Conselho Deliberativo do IPRED.
LEO Leonarda Barbosa Luna - Professora de Educação Básica I
Professora no município de Diadema desde 2011, já atuou na EMEB Creusa Pinho e atualmente está lotada na EMEB Tiradentes. É formada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Educação Infantil. Faz parte do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). Participou como delegada no 1º Congresso do SINDEMA.
LUNA Adriana Alves Luna - Guarda Civil Patrimonial
Guarda Civil Patrimonial (GCP Luna), trabalha na Prefeitura de Diadema há três anos. Já atuou no Teatro Municipal, no Hospital Municipal, na Central de Atendimento, na UBS Conceição e no Paço Municipal. Atualmente atua como folguista, cobrindo as folgas dos demais CGPs. Foi candidata ao Conselho do IPRED na última eleição e participou como delegada no 1º Congresso do SINDEMA.
MARA Mara Neide Ferreira Linhares da Hora - Professora de Educação Básica
Professora de Educação Básica I desde 1994. Trabalhou na Fundação Florestan Fernandes, EMEBs Letícia Beatriz Pessa, Eva Maria dos Santos e Terezinha Ferreira dos Santos. Foi diretora eleita da EMEB Novo Eldorado de 2003 a 2011. Fez parte da Comissão de Formulação do Estatuto do Magistério, do Conselho do FUNDEB e Conselho Municipal de Educação.
NENO José Aparecido da Silva - Agente Fiscal
Lotado na Secretaria de Meio Ambiente, têm 33 anos de Prefeitura, já atuou é vários setores da Prefeitura e atualmente é presidente licenciado do SINDEMA. Faz parte da direção do Sindicato e desde 2005 dedica-se integralmente às atividades sindicais.
ONDINA Ondina Ribeiro Silva Souza Assist. de Enfermagem II, Aposentada
Técnica de Enfermagem e servidora da Prefeitura de Diadema, de 1993 até 2018, trabalhou no Hospital Municipal, na UBS Casa Grande, no PS Paineiras, no PS Central e PS Eldorado. Está aposentada desde 2018. É suplente no Conselho Deliberativo do IPRED representando os/as servidores/as inativos/as.
PAULO Paulo Inácio de Faria - Agente de Serviço Cozinha I
Agente de Serviço Cozinha I, desde Julho de 2016, atua na Escola Municipal Zilda Gomes. Com experiência de atuação dentro do movimento sindical desde os anos 80, na oposição ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, e outras categorias, participou como delegado do 1º Congresso do SINDEMA.
RENILVA Renilva da Mota Ferreira - Agente de Serviços I, Aposentada
Agente de Serviços I aposentou-se em 2006, após um acidente de trabalho. Trabalhou no Departamento de Paisagem Urbana e na EM Santo Dias. É da atual diretoria do Sindicato, e da Direção Executiva da FENAPI – Federação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos.
ROBSON Robson de Carvalho - Agente Administrativo II
Servidor público há 13 anos, Robson é Agente Administrativo II, da UBS Jd. ABC, atualmente na Direção Executiva. Já foi cipeiro por dois mandatos e faz parte dos Movimentos Sociais que lutam por Direitos Humanos. É conselheiro eleito no Conselho Deliberativo do IPRED pelo segundo mandato.
ROSA Roseli Aparecida de Souza – Profa. de Educação Física, Aposentada
Foi professora de educação de jovens e adultos de 1988 a 1991. Depois se tornou professora de educação física da Secretaria de Esportes. Militante sindical desde 1988, em 2005 foi eleita junto com a chapa de oposição sindical e passou a dedicar-se em tempo integral às atividades sindicais. Faz parte da Coordenação da CUT/SP, bem como da atual diretoria do Sindicato.
SHEDD Shedd Pegaz - Arquiteto
Arquiteto e urbanista da PMD de 1987 a 1989, retornou em 1994, concursado na Secretaria de Habitação. Desde 2017, integra a direção executiva do SINDEMA sendo responsável pela Secretaria de Administração e Finanças do SINDICATO. Além da atuação sindical, atua nos Movimentos Populares, em especial no Movimento de Moradia.
ZÉ MARIA José Maria da Silva Pereira - Coordenador de Obras
Na Secretaria de Obras há 40 anos, Zé Maria é coordenador de obras celetista. Já foi presidente da Associação dos Funcionários Públicos de Diadema, durante três mandatos. Foi eleito cipeiro e presidente da CIPA por dois mandatos.
ZILDETE Zildete Mendes da Silva - Professora de Desenvolvimento Infantil
Educadora infantil desde 1996, trabalhou na EM Hercília por 03 anos e está há 17 anos na EMEB Albino Freitas. É Professora de Desenvolvimento Integral – PDI. Foi membro do Conselho de Alimentação Escolar e integrou o Conselho Deliberativo do IPRED.
Clique aqui para visualizar o Estatuto do Sindema
Vídeos